Através da história, o ser humano tem buscado resolver as questões fundamentais da vida e do universo. Contudo, com poucas respostas satisfatórias, pois nem todos tem conhecimento dos princípios originais da criação do ser humano e do universo. Além disso, as questões sobre a origem da existência, da vida e do universo, não podem ser resolvidas sem se conhecer a natureza de Kami (Deus).

TENCHI NO DOURI – PRINCÍPIOS DO UNIVERSO

Tudo o que acontece no universo tem uma razão de ser; um objetivo. Nós como seres humanos, temos uma razão de existir no universo. Os ‘Princípios do Universo’ busca resolver as questões fundamentais da vida e do universo. Ao estudá-las poderemos encontrar as respostas para as perguntas da vida, como adquirir certeza, valores e um propósito na vida, que nos ajuda a enfrentar com a prática da fé, os problemas pessoais e familiares, e também sobre a origem da existência humana e a natureza de Kami (Deus).

TENCHI KANE NO KAMI – SENHOR DO CÉU E DA TERRA

Originariamente, cada religião tem seu próprio conceito de deus, e, segundo os estudiosos de religiões, elas podem ser usualmente classificadas em três conceitos, o monoteísta, o politeísta e o panteísta. Mas também pode se incluir o conceito henotoísta, a crença em uma única deus, mesmo aceitando a existência possível de outros deuses.

 

KAMI NO UJIKO – FILHO DE KAMI (DEUS)

Kami (Deus) não é somente nosso Senhor e Criador; é também nosso Pai e Mãe Divinos. Todos os homens e mulheres são literalmente filhos e filhas de Kami (Deus). Os ensinamentos de Konko Daijin enfatizam que todos nós somos parte de uma única família humana. Por sermos filhos de Kami (Deus), herdamos Dele o potencial para desenvolvermos Suas qualidades divinas.

KONKO DAIJIN, NOSSO MEDIADOR

Um mediador é quem se apresenta entre o ser humano e o Ser Divino, alguém que recebe a plenitude da luz Divina e a irradia sobre a humanidade, do mesmo modo que a atmosfera da terra recebe e difunde o calor dos raios solares. Assim, Konko Daijin é nosso mediador por excelência diante de Kami (Deus). A menos que haja um intermediário, não podemos receber na plenitude as graças de Kami (Deus).

KONKOKYO – ENSINAMENTO DE OURO

É um ensinamento de vida em que as pessoas buscam através da prática da fé, superar os desafios da vida e alcançar o Wagakokoro, um coração em paz e alegre. Enfatiza a melhoria da vida humana neste mundo pelas práticas de gratidão à Kami (Deus), de harmonia na família, de não reclamar da vida, de ouvir os ensinamentos, de ajudar aos outros e Toritsugi (aconselhamento sobre as questões da vida).

KYOSHU SAMA – LÍDER ESPIRITUAL

O falecimento de Konko Daijin em outubro de 1883 causou entre os praticantes um sentimento de vazio e incerteza. Mas foi apenas temporário, já que o filho mais novo do Fundador, Konko Shijin sucedeu seu pai dedicando-se em fazer Toritsugi (Mediação Espiritual) no Hiromae da família. Sua profunda e inspirada fé recuperou a confiança das pessoas.

KYOTEN – ESCRITOS SAGRADOS

Konkokyo Kyoten é uma coletânea de ensinamentos e escritos de Konko Daijin e seus discípulos, e é o alicerce dos ensinamentos da Konkokyo. Ele tem como objetivo o alívio das dificuldades da humanidade, através de ensinamentos espirituais e culturais.

HONBU – SEDE PRINCIPAL

A Sede Principal está localizada numa pequena cidade chamada Konkocho na província de Okayama no Japão. É a sede espiritual, administrativa, e também um local histórico. É o local onde Konko Daijin viveu e fundou a fé da Konkokyo. O local abrange uma grande área com construções imponentes, institutos de formação e de pesquisa, o túmulo, e uma réplica da casa do Fundador.

SHINJIN – PRÁTICA DA FÉ

A palavra fé tem um sentido mais profundo no original tanto no ocidente como no oriente,  que significa sinceridade, fidelidade, compromisso e consonância. Ou seja, ter fé significa ter sinceridade, ser honesto, transparente consigo mesmo e com Kami (Deus). Não se trata apenas de acreditar em alguma doutrina, mas sim de se estar comprometido com esse ensinamento.

KOKORO NO CHIE – SABEDORIA DO CORAÇÃO

A Sabedoria do Coração é a consciência pura em nós que está além da nossa mente racional, lógica e consciente. Assim, não acredite apenas em sua cabeça, em sua mente. Confie nos seus sentimentos e espere coisas lindas acontecerem. Quando o coração manda, devemos confiar nele. Afinal, o coração é muito mais sábio do que imaginamos.

SHAKAI HOSHI – SERVIÇO AOS OUTROS

Todos podemos servir fazendo pequenos atos de bondade para nossos vizinhos, participar de serviço comunitário, ou contribuir em algum projeto humanitário. Essas ações, grandes ou pequenas, fazem-nos sentir a felicidade de estarmos ligados aos outros e lembram-nos de que Kami (Deus) permite que sejamos a resposta à oração de alguém.

HIROMAE – PRESENÇA DIVINA

É o lugar onde a comunidade se reúne para ouvir os ensinamentos, receber aconselhamento, estudos e práticas, como para as celebrações e confraternizações com comidas e bebidas como também brincadeiras e bom humor. Nós usamos o termo para designar uma comunidade formada com a intenção de promover a prática espiritual dos seus membros, frequentemente orientada por um Sensei ou mentor.

TORITSUGI – MEDIAÇÃO ESPIRITUAL

Toritsugi em japonês tem significados como mediação e intercessão. É como uma relação na qual uma pessoa tenta ajudar uma outra a compreender e a resolver problemas aos quais ela tem que enfrentar. Compartilhando às necessidades de mudança, com ajuda e orientação, com a prática dos ensinamentos de Kami (Deus) em nossas vidas.

GOKINEN – ORAÇÃO E MEDITAÇÃO

A oração é conversar com Kami (Deus), ouvir e estar com Ele. Com uma linguagem do coração, que é independente da fala ou da escrita, pela qual Kami (Deus) pode comunicar-Se com aqueles cujos corações buscam a verdade, inspirando lhes onde quer que estejam e seja qual for a raça, a nacionalidade ou língua nativa.

MATSURI – FESTIVAIS E CELEBRAÇÕES

As cerimônias da Konkokyo tem como principal inspiração as práticas e cerimônias do Xintoísmo. Nas cerimônias estão presentes música e dança, Kibigaku e Kibimai, como uma expressão de reverência a Kami. Cada gesto e item colocado no altar tem um significado. Esses símbolos tornam-se guias para os nossos corações em nossas vidas diárias.

KIBIGAKU E KIBIMAI – MÚSICA E DANÇA

Nas cerimônias da Konkokyo estão presentes música e dança, Kibigaku e Kibimai. O Kibigaku é um tipo de música que foi inspirada na ancestral música que era tocada na corte imperial japonesa. Criada no início do Período Meiji em Okayama. Foi tocada pela primeira vez em 1890 numa cerimônia da Konkokyo.

SOSEN SUHAI – GRATIDÃO AOS ANTEPASSADOS

Nós viemos a este mundo pelo poder de Kami (Deus), através de nossos antepassados e de nossos pais, e devemos manter o sentimento de gratidão a eles. A base da vida de uma pessoa mantém-se firme quando ela presta reverência à Kami (Deus), agradece aos antepassados e é dedicada aos pais.

IKIGAMI – KAMI (DEUS) VIVO

Nós melhoramos nossas vidas e as das pessoas que estão ao nosso redor, ao mudarmos nossos corações com a orientação de Kami. Konko Daijin ensinou que cada um de nós é capaz de se tornar um Kami Vivo se desenvolver um coração que a tudo abraça, refletindo nas ações do dia a dia o brilho e a alegria que só a felicidade que vem de dentro pode nos dar.

KAZOKU NO CHOUWA – HARMONIA FAMILIAR

O ambiente familiar faz toda diferença na vida das pessoas, sendo determinante na maneira como elas enfrentam a vida. Entretanto, a harmonia nem sempre acontece naturalmente, pois conflitos surgem e muitas vezes as pessoas não sabem lidar bem com eles.

KAMIYO – ERA DOURADA

A Era Dourada refere-se a um período em que o mundo estava num estado ideal de paz, harmonia, estabilidade e prosperidade. O Mundo de Kami é um lugar de paz, tranquilidade e sem conflitos. Um mundo onde Kami, o ser Divino, e o ser humano vivem juntos, sua concretização depende dos desejos humanos e Divinos.