A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive, porque a vida não mede o tempo, mas o emprego que dele fazemos. Se cada pessoa se preocupar em desenvolver um comportamento favorável à sua saúde e lutar para que as condições sociais e econômicas sejam favoráveis à qualidade de vida e à saúde de todos, certamente estará dando uma poderosa contribuição para que tenhamos uma população mais saudável, com vida mais longa e prazerosa.
Durante a vida as pessoas necessitam: água e ar puros, alimentação adequada, situações social, educação e informação, econômica e cultural favoráveis, meio ambiente saudável, assim como a prevenção de problemas específicos de saúde. Há diferentes  necessidades ou áreas que contribuem para a qualidade de vida.
Os três primeiros conceitos vão da dependência à independência ou não depender de ninguém:

CONCEITO DE CORPO SAUDÁVEL

Corpo Saudável é o requisito para o funcionamento do organismo e se referem a sobrevivência do ser humano. Como cuidados de saúde, dor e desconforto, energia e fadiga, sono e repouso, dependência de medicação ou de tratamentos. Alguns exemplos de necessidades biológicas são: Alimentação (água e comida), Respiração, Dormir, Sexo e Atividade Física.

CONCEITO DE MENTE E EMOÇÃO

Mente e Emoção são funções básicas de pensamento, sentimento, intuição e sensação. Também se refere a sentimentos positivos e negativos, pensar, aprender, memória e concentração, auto-estima, imagem corporal ou aparência. Alguns exemplos de necessidades psicológicas são: Autoestima, Aprendizagem, Aceitação, Inteligência, Proximidade e Tranquilidade/Aceitação.

 CONCEITO DE FINANÇAS PESSOAIS

Finanças Pessoais são as necessidades de segurança nas formas de ter uma casa, um trabalho estável, um plano de saúde ou um seguro de vida. Se refere a segurança física e proteção, capacidade de trabalho, recursos financeiros, segurança da família e apoio social. Alguns exemplos de necessidades financeiras são: Usar o tempo, Descobrir a vocação, Organizar as contas, Ser empreendedor, Aprender a investir e Trabalhar a sua rede de contatos.
Os três conceitos seguintes têm a ver com a interdependência ou ser dependente de outro:

CONCEITO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS

De amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube. Participação em atividades de recreação ou lazer. Como exemplo de necessidades sociais são a amizade, família e intimidade sexual.

 CONCEITO DE ECOLOGIA HUMANA

Em ecologia, o meio ambiente inclui tudo o que afeta diretamente o comportamento de um ser vivo ou de uma espécie, incluindo a luz, o ar, a água, o solo ou os outros seres vivos que com ele coabitam. Sustentabilidade é a palavra que está na cabeça de quem se preocupa com o meio ambiente e com o futuro do planeta. A responsabilidade ambiental faz parte da nossa missão e está totalmente ligada ao futuro sustentável das próximas gerações.

CONCEITO DE ESPIRITUALIDADE

Espiritualidade é um patrimônio do ser humano. O termo espiritualismo é a institucionalização da espiritualidade, sendo utilizado para denominar uma variedade enorme de religiões, sistemas filosóficos, doutrinas e crenças. Cada um apresentando suas próprias características e regras particulares. Baseando-se na contraposição entre o espirito e a matéria, no conceito de dicotomia entre corpo e alma como coisas separadas e oponentes.
A espiritualidade é uma função biológica. Quando afirmamos que a espiritualidade é uma função biológica, estamos utilizando este termo num sentido amplo, estendendo-o para até onde exista a vida, e não o limitamos ao âmbito corporal. É como a digestão. Todos a temos: uns, melhor; outros, nem tanto. Você só pensa na sua digestão quando ela não está funcionando bem.