Momentos que Levam à Reflexão

Precisamos ter uma conversa corajosa com nós mesmos e com os outros sobre as nossas necessidades, desejos e anseios.

(David White)

Em momentos de crise econômica nos devemos refletir sobre as oportunidades que temos escondidas. Se você acolhe um desejo secreto de passar horas cuidando das plantas e planejando belos jardins? Se você gostaria de se aprimorar em técnicas de confeitaria ou criar sua própria marca de roupas feitas à mão? A recessão tem desafiado diversos dos nossos valores pessoais. Como resultado, muitos de nós estão agora reavaliando as coisas que realmente importam.
Seja revisitando um antigo hobby ou habilidade, criando tempo para nós mesmos ou encontrando inspiração em artes e ofícios, estamos colocando ênfase renovada em viver uma vida mais enriquecida. Para alguns isso pode levar a um novo negócio impulsionado por valores pessoais. Para outros pode significar aprender profundamente as técnicas da alta culinária francesa nos finais de semana. Você já parou para refletir? Pare, pense, reflita!
A prática da auto-reflexão é comum na sociedade japonesa, e significa o reconhecimento do erro e a decisão de agir melhor no futuro. Hansei, é a atitude de olhar constantemente para as ações e decisões passadas para tirar lições delas e encontrar oportunidades para a melhoria. A ideia é ser realmente honesto a respeito de suas próprias fraquezas. Não é buscar um culpado.
Na cultura ocidental, estamos sempre a buscar um culpado, tirar a responsabilidade de nossas costas e colocar no culpado. E quando nós somos os culpados, o peso da culpa se torna as vezes insuportável. Reconhecer as fraquezas, por outro lado, não é uma forma de reconhecer a culpa, mas sim, de assumir responsabilidades e assumir o compromisso de evitar que essa fraqueza surja novamente.
Com frequência os japoneses praticam auto-reflexão, que pode ser realizada individualmente ou em grupo. As empresas japonesas costumam realizar reuniões de auto-reflexão, em um esforço para descobrirem o que fazendo de errado, ou para umentar seus sucessos, refletindo sobre seus modos de pensar e fazer as coisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *