Tudo o que acontece no universo tem uma razão de ser; um objetivo. Nós como seres humanos, temos uma razão de existir no universo. Os ‘Princípios do Universo’ busca resolver as questões fundamentais da vida e do universo. Ao estudá-las poderemos encontrar as respostas para as perguntas da vida, como adquirir certeza, valores e um propósito na vida, que nos ajuda a enfrentar com a prática da fé, os problemas pessoais e familiares, e também sobre a origem da existência humana e a natureza de Kami (Deus).

Senhor do Céu e da Terra

A Konkokyo por ser de origem japonesa, usa a palavra Kami para se referir as divindades, etimologicamente tem o sentido de ‘divino, elevado, altíssimo’. Acredita em um só Kami (Deus), o Senhor do Céu e da Terra, mas sem negar a existência possível de outros deuses, e também a convicção de que Kami, ou a força divina, está presente no mundo e permeia tudo o que nele existe. Considera o Universo como um todo divino, referindo-se à unidade essencial de todas as coisas.

Se você pensar que é um indivíduo, que existe separado do universo e que Kami (Deus) está além do cosmos, há a ideia do sentido de separação. Essa ideia deve ir. Pois Kami (Deus) não está separado de você ou do universo; Ele está no coração de todos, e é o suporte de todos, a fonte de todos, a morada e o fim de todos. Tudo procedeu Dele, tem sua estada dele, e finalmente se resolve Nele. Portanto, Ele não está separado.

Somos Filhos e Filhas de Deus

De acordo com os ensinamentos de Konko Daijin há uma relação entre o Criador e as suas Criaturas. Não é o céu um pai e a terra uma mãe? E não são todas as criaturas vivas, animais, pássaros e árvores seus filhos?

Este é um ensinamento sobre o Céu e a Terra. Os seres humanos existem entre o Céu e a Terra. Em outras palavras, o céu é o pai, e a terra é a mãe. Os seres humanos, as plantas e os outros seres, existem na terra graças às bênçãos que recebem do céu. (Gorikai I Ishihara Ginzo 1)

Assim como as plantas ao nascerem se dirigem para o sol e recebem com alegria as bênçãos do céu. Da terra viemos e para lá com certeza retornaremos. Recebemos do Céu, que representa a figura paterna, um amor amplo e às vezes rigoroso, e da Terra, que representa a figura materna, um amor que nos acolhe incondicionalmente.

Tudo Pertence a Deus

O Céu e a Terra não pertencem ao ser humano: é o ser humano que pertence ao Céu e à Terra. Por falta de conhecimento da razão do universo, nós viemos praticando uma série de desrespeitos em relação a todas as coisas do céu e da terra, o que tem sido a causa do sofrimento da humanidade.

Os santuários xintoístas, os templos budistas, e outros locais sagrados, bem como nossas próprias casas pertencem a Kami (Deus). Em verdade, nada pertence ao ser humano. (Oshirasegoto Oboecho 17:25)

O problema está na maneira como olhamos para o mundo, principalmente, na cultura ocidental. Somos educados em relação a natureza como uma adversária, com a qual se deve lutar para dominá-la e subjugá-la. Tratamos o céu e a terra como coisas que possam ser compradas e vendidas no mercado. Assim temos a natureza como algo que deve nos servir e nos causa surpresa ver outros povos que tem uma atitude de respeito com a natureza e os seres do mundo.

Konko Daijin – Exemplo de Vida

O Fundador Konko Daijin é visto como um exemplo pelos Seus feitos e ensinamentos, costumamos chamá-lo de ‘Konko Sama’. Konko Sama demonstrou ser possível, em meio ao intenso redemoinho que é a vida contemporânea, em meio ao egoísmo e à luta pela prosperidade material que em toda parte prevalecem, ter-se uma vida de inteira devoção a Deus e serviço aos outros.

Quando observamos algo ou alguém e tiramos ensinamentos dessa observação, estamos aprendendo os princípios que podem governar nossa vida, estamos tendo a oportunidade de acertar e mudar nossa vida e também mudar a vida de outras pessoas. E quem são essas pessoas? São as pessoas que nos observam e que possivelmente irão seguir nosso exemplo de conduta moral ou imoral.

Nossos familiares são essas pessoas que estão ao nosso redor e podem seguir nosso modo de viver, de fato que é extremamente importante observar e aprender princípios que nos aproximam de padrões divinos e segui-los para que assim nosso bom exemplo modifique tanto a nossa vida como a vida de nossos filhos, nossos sobrinhos, esposo ou esposa, familiares e amigos.

O Que é a Konkokyo?

É um ensinamento de vida em que as pessoas buscam através da prática da fé, superar os desafios da vida e alcançar o Wagakokoro, um coração em paz e alegre. Enfatiza a melhoria da vida humana neste mundo pelas práticas de gratidão à Kami (Deus), de harmonia na família, de não reclamar da vida, de ouvir os ensinamentos, de ajudar aos outros e Toritsugi (aconselhamento sobre as questões da vida).

Não importa onde seja encontrado ou a forma como seja expresso o ensinamento original de Kami (Deus), que é a essência de todas as religiões. Essa essência não deve ser buscada em fontes exteriores, mas sim na verdadeira fonte interior dentro do coração. Por essa razão, não contém teoria nem especulação, uma vez que é baseada na experiência interior onde se pode reconhecer a verdade.

Solo Sagrado no Japão

O Solo Sagrado da Konkokyo está localizado numa pequena cidade chamada Konkocho na província de Okayama no Japão. É a sede espiritual, administrativa, e também um local histórico. É o local onde Konko Daijin viveu e fundou a fé da Konkokyo. O local abrange uma grande área com construções imponentes, institutos de formação e de pesquisa, o túmulo, e uma réplica da casa do Fundador.

Construído em 1973, o Salão Principal de Adoração, tem arquitetura que lembra a influencia do Xintoísmo. Em seu interior, o atual líder espiritual faz todos os dias Toritsugi (Mediação Espiritual) para qualquer pessoa visitar o Salão Principal.

Os Escritos Sagrados

Konkokyo Kyoten é uma coletânea de ensinamentos e escritos de Konko Daijin e seus discípulos, e é o alicerce dos ensinamentos da Konkokyo. A coletânea está dividida em cinco seções que foram traduzidos para o inglês em volumes separados:

O Oboegaki é a autobiografia de Konko Daijin focada no desenvolvimento de suas convicções espirituais. Nele encontram-se eventos desde o seu nascimento em 1814 até o ano de 1876. Descreve o seu encontro com Kami e a ajuda às pessoas em dificuldades, através do Toritsugi (Mediação).

O Oboecho é um registro cronológico de assuntos de família, atividades religiosas e revelações divinas, que foram registadas por Konko Daijin no período entre outubro 1857 até 19 dias antes de seu falecimento em 10 de outubro de 1883.

Depois do Oboecho vem o Gorikai, que consiste em três volumes. O primeiro volume é uma coleção de ensinamentos orais e escritos de vinte e cinco discípulos de Konko Daijin que os receberam diretamente Dele. O segundo é uma coleção dos ensinamentos que foi transmitida de forma oral por 152 discípulos de Konko Daijin. E o terceiro volume é uma compilação que incluem ensinamentos de Konko Daijin e preleções dadas pelos seus principais discípulos.

A Prática da Fé

A primeira coisa a se dizer sobre a fé, é que não significa acreditar em alguém ou em alguma coisa como definem a maioria das pessoas no ocidente. A palavra fé tem um sentido mais profundo no original tanto no ocidente como no oriente, que significa sinceridade, fidelidade, compromisso e consonância. Assim, ter fé significa ter sinceridade, ser honesto, transparente consigo mesmo e com Deus. Não se trata apenas de acreditar em alguma doutrina, mas sim de se estar comprometido com esse ensinamento.

Em Shinjin (Prática da fé), Shin significa meu coração, e Jin significa Kami (Deus). Prática da fé significa direcionar o meu coração a Kami (Deus). Mesmo cercado de virtudes divinas, o ser humano não alcança a graça divina se não tiver fé. (Gorikai I Ichimura Mitsugoro I 10:1)

Como um rádio receptor que pode receber a onda eletromagnética da estação emissora, se estiver sintonizado com a freqüência da estação. O receptor tem fé, quando se fideliza com a emissora. Assim, se o coração humano não está em consonância, soar junto, em harmonia com Deus, ele não tem fé, embora talvez acredite. O ser humano pode, em teoria, aceitar que Deus existe e, apesar disso, não ter fé. Ter fé é estar em sintonia com Deus, tanto pelo coração como também pela vivência.

A Sabedoria Prática

A sabedoria prática não é o mesmo que conhecimento e entendimento. Quem tem conhecimento acumula informações ou fatos. Quem tem entendimento consegue ver o que uma informação tem a ver com a outra. Mas quem tem sabedoria junta o conhecimento e o entendimento e os coloca em prática. O cultivo da sabedoria é parte do objetivo e da prática na Konkokyo.

A prática da fé é como a aprendizagem de qualquer atividade, requer um progresso passo a passo. Não se forma um mestre de um dia para o outro. (Gorikai I Konko Kyoso Gorikai 62)

As pessoas se tornam bons engenheiros construindo, e se tornam músicos tocando, da mesma forma uma pessoa torna-se justa praticando atos justos e mal praticando atos maus. Dessa forma, para se tocar música ou escrever bem é necessária a excelência, é necessário o hábito. A pratica continua de uma atividade ou de um comportamento nos possibilita internalizar aquele hábito. Somente a prática leva a excelência. Esse raciocínio serve para todas as atitudes e atividades humanas.

Prestar Serviço

A construção de um mundo melhor começa a partir de uma atitude pessoal que pode se refletir em diversos campos da vida, no meio ambiente, na sociedade, na saúde coletiva entre outros. Respeitar a vida e a diversidade, ouvir ao outro para compreendê-lo, preservar a natureza, redescobrir a solidariedade, buscar equilíbrio nas relações de gênero e étnicas, e promover os direitos humanos.

Faça o máximo possível para ajudar aos outros, tendo um coração que por coisa alguma deixa de querer ajudá-las. Não possua um coração que só se preocupa com o próprio bem-estar. (Gorikai II Onishi Hide 5:1)

Tudo isso faz parte da cultura de paz e convivência. Podemos fazer pequenos atos de bondade para nossos vizinhos, participar de atividades na comunidade espiritual a qual pertencemos ou contribuir com o trabalho humanitário internacional. Essas ações, grandes ou pequenas, fazem-nos sentir a felicidade de estarmos ligados aos outros e lembram-nos de que Deus frequentemente permite que sejamos a resposta das orações de alguém.

As Virtudes Divinas

As virtudes são o verdadeiro significado e propósito das nossas vidas, o conteúdo do nosso caráter e a verdadeira expressão da nossa alma. Para pessoas de todas as culturas, etnias e credos, elas são a essência do autêntico sucesso. Virtude significa poder, força e qualidade interior. As virtudes são o conteúdo do nosso caráter, os elementos do nosso espírito. Elas crescem mais fortes quando nós as utilizamos. Como disse uma criança de seis anos de idade certa vez: “As virtudes são o que existe de bom em nós.”

As virtudes são as qualidades do ser humano. Qualidades que levam à excelência humana. Não apenas qualidades morais, mas também as qualidades intelectuais. Muitas dessas virtudes estão diretamente ligadas à excelência de caráter. Em especial as virtudes morais que são as responsáveis pela formação do nosso caráter é o que realmente nos leva a felicidade, muito mais do que bens materiais por exemplo. Alguns exemplos de virtudes morais são a honestidade, lealdade, respeito, justiça e a prática do bem.

As Poeiras Espirituais

Acumulamos no dia-a-dia as poeiras no coração sem perceber dando origem as doenças, as dificuldades e sofrimentos.  É neste momento que devemos nos conscientizar de que estamos na direção errada pois sem dúvida as dificuldades são as providências Divinas para nos mostrar o caminho de uma vida com mais plenitude e felicidade.

Da mesma forma que se acumula poeira na sala, no assoalho do quarto, no armário, poderá juntar-se impurezas no coração do ser humano, devido ao seu próprio egoísmo. Para não se macular a pessoa precisará praticar a fé a cada dia, com toda devoção e desejo de retirar as impurezas acumuladas em seu próprio ser. (Gorikai I Yamamoto Sadajiro 56:2)

As poeiras são pequenas partículas que se acumulam sobre o nosso coração, nos dando a impressão de serem facilmente espanadas embora ao darmos as costas, voltem a se acumular logo após a limpeza. É uma metáfora para as atitudes contrárias à vontade de Kami (Deus), como irreverência, egoísmo, ambição, ódio, orgulho, etc. Os ensinamentos de Konko Daijin nos mostram o caminho para limpar as poeiras que acumulam-se em nossas vidas ou nas vidas das outras pessoas.

Consertar a Vida com Ouro

Kintsukuroi  é a arte japonesa de ‘consertar com ouro’ peças de cerâmica quebradas. Acreditando que quando algo sofre algum dano, vale a pena repará-lo, pois tem uma história. De fato, ao consertá-la, ela torna-se um objeto único e especial, que passa a valer mais do que antes.

Ao invés de se envergonhar de suas imperfeições, elas são embelezadas, para que sejam vistas como uma celebração a vida, nos pequenos e grandes erros cometidos e na possibilidade de aprendermos com isso. Parte do que somos é aquilo que tentamos esconder com mais determinação: as nossas falhas e defeitos.

Os ensinamentos de Konko Daijin são como a maneira Kintsukuroi de pensar, ou seja, consertar, restaurar, reavivar, dar novo brilho e força as nossas vidas.

Comunidade Espiritual

A palavra japonesa Hiromae significa estar diante, em frente ou na presença de Kami (Deus). É o lugar onde os praticantes se reúnem para ouvir os ensinamentos, receber aconselhamento, estudos e práticas, como para as celebrações e confraternizações com brincadeiras, comidas e bebidas e bom humor. Também usamos o termo Kyokai para designar uma comunidade formada com a intenção de promover a prática espiritual dos seus membros, frequentemente orientada por um Sensei ou Mentor.

Ainda que não possa ser visto, Kami (Deus) está por toda parte e você está como a deslocar-se pelo interior Dele. Além disso, não importa se estejas a andar por um caminho ou aplicando adubo no campo, pois você está no Hiromae (Local da presença Divina) de Tenchi Kane no Kami. O mundo todo é o Hiromae de Tenchi Kane no Kami (Deus do Céu e da Terra). (Gorikai III Konko Kyoso Gorikai 6)

O objetivo do Hiromae é a qualidade de vida baseando-se na melhoria do bem-estar do corpo, mente, finanças, relacionamento familiar, na vida a dois e no trabalho, na relação com a natureza e também com espiritualidade, por meio de conceitos e práticas dos ensinamentos de Konko Daijin e da cultura japonesa.

Não Há Obrigação de Fazer Doação

Doar dinheiro nas instituições religiosas tem sido uma prática cada vez mais questionada. Certamente em virtude dos abusos de lideranças religiosas de caráter duvidoso; não são poucas as pessoas que se sentem desestimuladas à contribuição financeira. Uma das características da Konkokyo é não haver a obrigação de fazer contribuições, seja, dízimos, ofertas ou qualquer outras formas de doações pelos praticantes.

As bênçãos que são recebidas não têm nenhuma relação com o quanto se oferta a Kami. Assim sendo continue a frequentar o Hiromae (Local da presença divina) para fazer seus pedidos pois de acordo com os ensinamentos de Konko Daijin, seus pedidos serão atendidos. Tendo isto mente quando fizer uma oferta, que seja com toda sinceridade, gratidão e alegria em seu coração.

Uma Relação Recíproca

O conceito de reciprocidade está presente em várias culturas e religiões e é uma característica essencial na amizade e nos relacionamentos, ser capaz de retribuir os sentimentos e amizade em relação a outras pessoas, assim como de demonstrar essa amizade através de ações e não só de palavras.

Na Konkokyo, tudo é visto como uma relação recíproca ‘Aiyo Kakeyo’, entre Kami e o ser humano, um relacionamento em que um depende do outro para existir. Assim Kami, não é visto como distante de nós, residindo num céu, mas sim presente neste mundo. Dessa forma, todos podem ter um relacionamento próximo com Kami (Deus).

Tabus, Preconceitos e Superstições

Os tabus são criados por convenções sociais, religiosas e culturais. E geralmente se referem à proibição a determinados seres, objetos ou lugares, considerados malditos, perigosos ou impuros, cuja violação provocaria um castigo divino, uma ‘Maldição’, que cairia sobre a pessoa culpada ou sobre toda uma comunidade.

A eliminação de tabus, preconceitos e superstições é um dos princípios dos ensinamentos de Konko Daijin. Tem a finalidade de direcionar os esforços humanos em prol do progresso e bem-estar da humanidade, e visa combater toda forma de discriminação por causa de raça, gênero, orientação sexual, nacionalidade, religião, situação social, etc.

O ser humano deve libertar-se dos preconceitos e superstições tradicionais do passado se deseja ser bem sucedido na busca da verdade. Quando procuramos por algo ardentemente, nós a buscamos por toda a parte. Porque a luz é boa, qualquer que seja a lâmpada em que brilhe.

Não Tem Lista de Mandamentos

Algumas religiões são essencialmente nada mais do que uma lista de regras, de faça e não faça, que a pessoa tem que observar para ser considerado um seguidor fiel. A Konkokyo não possui nenhum conjunto de regras que os praticantes devem seguir. Ela se baseia no relacionamento com Kami (Deus), de uma maneira pessoal e direta, com um significado único para cada pessoa.

Através do Toritsugi (Mediação Espiritual) nós podemos compreender o sentido de nossa existência, assim como adquirir liberdade pessoal, fortalecer a autodisciplina,  a aceitação da vida e ampliar os pontos de vista.

O Que Acontece Depois da Morte?

Uma das inquietudes humanas, se não a maior, é a questão da finitude humana, para muitos uma certeza. Quanto a pergunta sobre o que acontece depois da morte temos apenas incertezas. Segundo os ensinamentos de Konko Daijin todos os seres voltam a existir em unidade com Kami (Deus). E não se encontrará nem céu ou muito menos inferno, porque não existe nada disso.

A perda traz sofrimento e amadurecimento. Faz pensar sobre nossos dias e o que realmente importa. A melhor maneira de se preparar para a última despedida é viver o dia presente, pleno de significado. Essa é a reflexão mais profunda que a morte nos traz.

A Prática da Fé na Vida Cotidiana

Uma relação pessoal com Kami (Deus), não implica passar a vida inteira no alto de uma montanha na busca da verdade, mas sim que sejamos capazes de viver de uma maneira melhor no dia a dia. Konko Daijin nos ensina a mergulhar na Verdade e em Kami (Deus), na busca da felicidade, não apenas para nós mesmos. Ao fortalecer no dia a dia o nosso relacionamento com Kami (Deus), expressamos a nossa fé na vida,  e melhoramos a forma como tratamos as outras pessoas.

Nesta era de Tecnologia, é fácil negligenciar nossas necessidades reais. O sentimento de que há um vazio em nossas vidas, e que não conseguimos preenchê-lo. Esperamos que a fé possa ser como um espelho, de modo que você possa ver o seu verdadeiro eu e começar a viver uma vida de alegria e felicidade, para que sua luz brilhe cada vez mais.