konkokyo-de-floripa-chawan1
Um dia, eu derrubei uma xícara de chá de forma negligente e ela quebrou. Considerando que eu gostava demais daquela xícara, lamentei a dita perda mas logo me recuperei e pensei, “Eu sinto muito por meu descuido. Obrigado pelo trabalho que você fez diariamente para mim até hoje!”. Assim pensei devido o que um Sensei da Konkokyo me falou quando eu quebrei um prato no Hiromae quando eu era jovem.
Porcelana é feito das bênçãos do universo, como terra, água, calor, ar e assim sucessivamente. Não só porcelana, mas também tudo o que tem forma requer muitas bênçãos do universo para cumprir seu próprio papel e trabalho. Onde há trabalho, há vida. Nós temos que usar tudo cuidadosamente de forma que nós não desperdicemos esta vida. Se nós quebramos algo por engano, nós temos que nos desculpar e agradecer pelo trabalho que executou para nós.
Esta experiência me fez refletir em minha consideração e tratamento de várias coisas ao redor de mim. Ao mesmo tempo, eu fui ensinado que nós temos que avaliar e apreciar a vida em tudo. Nós achamos ao nosso redor muitos bens e não é incomum que até mesmo um bem utilizável é lançado em uma lata de lixo. Muitas pessoas hoje dizem que se eles perdem ou quebram coisas, elas comprarão novamente.
Infelizmente, esta é uma tendência aceita em nossa sociedade abastada. Porém, eu sei que eu não devo esquecer que cada artigo que eu uso é sem igual e possui uma vida indispensável. Eu quero sempre me lembrar disto para quando eu usar esses artigos que ajudam e enriquecem minha vida diária.

“Não importa como bem educado ou como inteligente você é, enquanto tendo conhecimento somente sobre a fé de Kami não é o bastante. Você não pode receber a virtude de Kami a menos que o ensino da fé seja profundamente absorvido em seu coração e sua fé expressada em sua vida”.

(Gorikai III Jinkyu Kyogoroku 151)

“As pessoas vão ao Hiromae para adorar e ouvir os ensinamentos, mas poucos fazem o que lhes é dito. Elas voltam para casa e alteram os ensinamentos de acordo com suas conveniências. E assim não há nenhuma bênção divina. Para os fracassos da resultante delas, eles culpam Kami. Reformar seu coração é muito importante”.

(Gorikai I Ichimura Mitsugoro, vol. 3, 19: 1-3)

Reformar um coração só pode ser feito quando é praticada a fé constantemente; praticando a fé e refletindo em sua própria pessoa, e suas próprias ações e não as ações de outros. Aqui é onde o foco da fé da Konkokyo brilha.
Os atletas treinam em um ginásio, devido à necessidade de suas atividades; muitas vezes não podem praticar diariamente. É muito importante a prática quando eles podem. Da mesma forma como o treinador instruiu em suas atividades diárias e elas aprenderam como pegar seus objetos até de forma inconsciente, com a força de seus músculos suas reações são aquelas que foram condicionadas.
Para os atletas isso significa ingerir uma boa dieta, não fumar ou consumir drogas e praticar o maior número de horas por dia. Estas práticas poderiam ser lançamento de dardo, efetuar passes num determinado jogo e outros. Para alguém praticante na fé, isto é semelhante a ter uma atitude positiva, sendo paciente, tolerante, amável e ter um coração que quer dar, especialmente nos tempos mais difíceis.