O Céu é o Pai e a Terra é a Mãe

“Este é um ensinamento sobre o Céu e a Terra. Os seres humanos existem entre o Céu e a Terra. Em outras palavras, o céu é o pai, e a terra é a mãe. Os seres humanos, as plantas e os outros seres, existem na terra graças às bênçãos que recebem do céu. Assim, o céu é o pai e a terra, a mãe.”

(Gorikai I Ishihara Ginzo 1)

Este ensinamento refere-se à relação que possuímos com Kami (Deus). E Konko Daijin tenta nos ajudar a entender como Kami age com a sua criação. Recebemos do Céu, que representa a figura paterna, um amor amplo e às vezes rigoroso, e da Terra, que representa a figura materna, um amor que nos acolhe incondicionalmente.
Não é o céu um pai e a terra uma mãe? E não são todas as criaturas vivas, animais, pássaros e árvores seus filhos? Da terra viemos e para lá com certeza retornaremos. Assim como as plantas ao nascerem se dirigem para o sol e recebem com alegria as bênçãos do céu.
Não é o céu um pai e a terra uma mãe, e não são todas as criaturas vivas, animais, pássaros, árvores e todas as coisas verdes seus filhos? Da terra viemos e para lá com certeza retornaremos. Assim como a planta que se volta ao sol e recebe com alegria as bênçãos do céu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *