As Poeiras Espirituais

“Da mesma forma que se acumula poeira na sala, no assoalho do quarto, no armário, poderá juntar-se impurezas no coração do ser humano, devido ao seu próprio egoísmo. Para não se macular a pessoa precisará praticar a fé a cada dia, com toda devoção e desejo de retirar as impurezas acumuladas em seu próprio ser.”

(Gorikai I Yamamoto Sadajiro 56:2)

Acumulamos no dia-a-dia as poeiras no coração sem perceber dando origem as doenças, as dificuldades e sofrimentos. É neste momento que devemos nos conscientizar de que estamos na direção errada pois sem dúvida as dificuldades são as providências Divinas para nos mostrar o caminho de uma vida com mais plenitude e felicidade.
As poeiras são pequenas partículas que se acumulam sobre o nosso coração, nos dando a impressão de serem facilmente espanadas embora ao darmos as costas, voltem a se acumular logo após a limpeza. É uma metáfora para as atitudes contrárias à vontade de Kami (Deus), como irreverência, egoísmo, ambição, ódio, orgulho, etc. Os ensinamentos de Konko Daijin nos mostram o caminho para limpar as poeiras que acumulam-se em nossas vidas ou nas vidas das outras pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *